Perguntas Frequentes – Programa Marista Dublin



- Em qual instituição acontecerá o Programa?  No colégio Marista de Dublin (Moyle Park)

- Quem serão os líderes do grupo? Serão educadores maristas selecionados pela Coordenação de Internacionalização da Mantenedora dos Colégios Maristas, além dos Educadores da nossa empresa.

 - Onde os alunos ficarão hospedados? Em residências de famílias irlandesas, cadastradas no programa e selecionadas pela direção da escola de Dublin.

- As residências são próximas da escola? Sim. Todas as residências são próximas da escola ou em bairros limítrofes.

- Como os alunos se deslocarão de casa para a escola? Os alunos que estiverem nas redondezas da escola irão a pé, e os que estivem em outros bairros irão de transporte contratado pela escola.

 - O que está incluso no pacote? Está incluso: Passagem aérea com saída de São Paulo ou Rio de Janeiro, café da manhã, almoço e jantar, 3 semanas do curso de inglês totalizando 60 h/aula, 3 semanas de conversação por meio de atividades complementares, visita e palestra da DIT(Instituto de Tecnologia de Dublin) e Universidade Trinitty, passeios turísticos, translado aeroporto-colégio-aeroporto, translado para visitas, translado para passeios turísticos, translado casa-escola-casa, seguro saúde, educador responsável desde a saída do Brasil, 60 vagas na visita de tecnologia na Amazon.

- Os pais precisam mandar dinheiro para os filhos? Quanto? Sim. Calcula-se uma média 40 euros por dia.

- Como preparar o dinheiro para seu filho levar? Dinheiro ou Cartão? Existem 3 formas principais para levar o dinheiro. Em papel moeda, em cartão pré recarregável, ou cartão de crédito. Nesse caso o cartão de crédito deve ser no nome do portador. Nossa indicação é cartão recarregável e um pouco de papel moeda.

- Onde se faz o cartão pré-recarregável? Em casas de câmbio ou diretamente no seu banco.

- Como é a segurança na Irlanda? A segurança na Irlanda é total. A Irlanda é tão segura que os policiais nem mesmo usam armas de fogo. É considerada um dos países mais seguros do mundo.

- Os pais terão os contatos das famílias irlandesas?  Inicialmente apenas os líderes terão acesso às famílias. A legislação sobre a divulgação de dados confidenciais de irlandeses está passando por mudanças e somente em maio a equipe do Marista da Irlanda receberá uma capacitação do governo e poderá informar se esses dados poderão ou não ser divulgados aos pais brasileiros. De qualquer forma, os líderes do grupo e a equipe da Irlanda terão total acesso as famílias.

- Como será a comunicação dos pais com os filhos durante a viagem? Hoje a tecnologia facilita a comunicação. A melhor maneira de se comunicar é pelos aplicativos de mensagens (WhatsApp, Skype, Facebook, instagram ou outros de sua preferência).

- Como será a comunicação dos pais com os líderes durante a viagem? Os pais ou responsáveis terão os contatos diretos dos líderes, assim como também será criado um grupo em aplicativo de mensagens, além de informações nas redes sociais.

- Os alunos poderão sair sozinhos? Os alunos somente poderão sair após o jantar, desde que fiquem nas proximidades da residência e avisem a família acolhedora de onde irão, com quem e em qual horário retornarão. Sendo o horário limite para estar em casa às 21h30. Esse horário ainda é dia durante o verão na Irlanda.

- Os alunos poderão ir até o centro da cidade sozinhos? Não. É expressamente proibido sair da zona limítrofe de casa.

- Meu Filho (a) tem alergia a animais de estimação. Como Proceder? Não se preocupe, basta informar na ficha de inscrição que será escolhida uma família que não tenha animais de estimação.

- Como é o clima da Irlanda em julho? É verão, mas como a Irlanda tem um ventinho gelado em todas as estações, recomenda-se que os alunos levem roupas também para o frio, já que a noite a temperatura diminui.

- Que horas anoitece na Irlanda? Nessa época do ano, aproximadamente às 22h30.

- Os alunos terão acesso à internet? Wi-fi? Sim, na escola há wi-fi e também um laboratório de informática disponível para os alunos. Quase todas as casas possuem acesso à internet, com poucas exceções.

- Onde os líderes do Brasil ficarão hospedados? Em residências de famílias irlandesas, nas mesmas regiões em que ficarão hospedados os alunos.

- Quais as comidas típicas da Irlanda? A Batata faz parte da maioria dos pratos do país, também muitos pratos à base de frutos do mar e carne suína. Um dos mais tradicionais é o Fish and Chips.

- O povo Irlandês é acolhedor? – Sim. O povo Irlandês é muito acolhedor e muito alegre.

- Em situação de emergência com o aluno, como deverão proceder? Os líderes terão um telefone da Irlanda para quaisquer emergências, assim, como os alunos serão orientados em como proceder em qualquer situação.

- Quantos alunos ficam em cada casa? 3 alunos de nacionalidades diferentes

- Qual a programação no final de semana? Aos sábados serão realizadas viagens para conhecer alguns pontos principais da Irlanda, conforme já previsto no cronograma e aos domingos os alunos ficam com as famílias que também realizam passeios e viagens, visando enriquecer ainda mais a vivência com a língua inglesa e cultura irlandesa.

- Os alunos terão algum certificado ao fim do curso? Sim.

- Quem nunca estudou inglês, pode participar do programa? Sim, porém indica-se que o aluno tenha ao menos o inglês básico devido o contato com a família que o acolherá. Se o aluno não tiver nenhuma noção da língua, dificultará muito a comunicação entre as partes, podendo gerar alguns desconfortos.

- Todos os alunos, independentemente do nível de inglês ficarão na mesma turma? Não. No primeiro dia de aula será feito o nivelamento do inglês de cada aluno para a formação das turmas.

- Quando serão divulgadas as alocações dos alunos junto às famílias irlandesas? Até 2 semanas antes do início do programa.

- Qual a faixa etária dos alunos participantes.? De 13 a 17 anos. O aluno que nasceu no ano de 2005 e que for completar 13 anos em 2018 também poderá participar.

- Seguro saúde está incluído? Sim, está incluído com toda cobertura necessária.

- Qual a franquia de bagagem? A franquia de bagagem são 2 malas de 23kg, mais uma mala de mão de 5kg. Veja dicas do que é ou não permitido levar na bagagem de mão. http://www.anac.gov.br/assuntos/passageiros/preparando-sua-bagagem-de-mao

- Para a Irlanda, precisa de visto? Não. De acordo com a lei de imigração em vigor, cidadãos brasileiros poderão permanecer como turista num período de até 90 dias ou estudantes que tenham se registrado em um programa educacional não precisam de visto.

- Qual é o prazo de validade do passaporte para viajar? O passaporte deve ter validade de no mínimo 6 meses após a data que se pretende sair da Irlanda.

- Quais documentos preciso ter para embarcar? Passaporte, autorização de viagem em duas vias originais com firma reconhecida em cartório por semelhança ou verdadeira, identidade ou certidão de nascimento. Informações de como preencher a autorização de viagem você encontra no endereço da DPF ou Conselho Nacional de Justiça.

http://www.cnj.jus.br/images/resolucoes/resolucao_gp_131_2011.pdf

- Em caso de qualquer necessidade, a quem o aluno dever recorrer? Aos líderes responsáveis.